A economia de Dofus é bastante complexa, desde as recompensas em caças aos tesouros e PvP, existem diversas maneiras de ganhar kamas no jogo. Um dos métodos mais básicos é a recolha de recursos através das profissões.
Existem 6 profissões de coleta de recursos primárias:
- Fazendeiro - o fazendeiro faz a colheita de cereais. O primeiro recurso coletável pela profissão de fazendeiro é trigo. Como receitas, é possível produzir pão (um género de consumíveis), entre outros itens como diferentes óleos.
- Pescador - o pescador faz a colheita de peixes. O primeiro recurso coletável pela profissão de pescador é o gobião. Como receita, é possível produzir diferentes pratos confeccionados de peixe (consumíveis).
- Lenhador - o lenhador faz a colheita de madeiras. O primeiro recurso coletável pela profissão de lenhador é a madeira de freixo. Como receita, é capaz de processar diferentes tábuas, entre outros itens.
- Alquimista - o alquimista faz a colheita de diversas plantas. O primeiro recurso coletável pela profissão de alquimista é a urtiga. Como receita, é capaz de produzir poções (consumíveis dos mais diferentes tipos), entre uma larga classe de outros recursos.
- Mineiro - o mineiro faz a colheita de minérios. O primeiro recurso coletável pela profissão de mineiro é o ferro. Como receita, é capaz de produzir ligas, entre outros.
- Caçador - o caçador consegue coletar carnes a partir dos mobs. O primeiro recurso coletável é a carne intangível. Como receita, é capaz de produzir diferentes pratos à base das diferentes carnes (consumíveis).
A mecânica da recolha dos recursos é bem simples. Caso tenha nível suficiente de profissão para recolher o recurso que aparece na sua tela, basta clicar no mesmo e a sua personagem irá recolher o item. Os itens não surgem aleatoriamente no mapa, pelo que tem zonas onde haverão mais recursos respetivamente, por exemplo, numa pradaria ou num campo terá abundância de cereais para um fazendeiro apanhar, assim como haverá maior abundância de peixe perto de lagos e de madeira em florestas.
Estas 6 profissões de coleta primárias apresentam duas vertentes - a recolha de recursos e o processamento dos mesmos. No Mundo dos Doze existem diversos atêlies que podem ser encontrados na Carta do Mundo. Estas profissões de coleta apresentam normalmente alguma sinergia com outras profissões mais avançadas. Seguem exemplos das sinergias mais básicas:
- Lenhador e Escultor - a profissão de Lenhador permite a recolha de madeira e respetivo processamento em tábuas. Tanto a madeira como as tábuas são recursos essenciais à produção das armas que podem ser manufaturadas por um Escultor;
- Mineiro com Ferreiro/Joalheiro - a profissão de Mineiro permite a recolha de minérios e respetivo processamento em ligas. Grande parte dos equipamentos produzidos tanto por Ferreiros como por Joalheiros possuem minérios/ligas nas suas respetivas receitas.
O processamento dos recursos recolhidos é de fácil compreensão. Basta procurar o ateliê apropriado (o processamento de madeira será feito num ateliê de lenhadores, não num ateliê de pescadores logicamente) e usar a mesa de produção (a interface de produção encontra-se bem detalhada). Assim como ganha experiência quando mata um grupo de monstros, numa profissão, ganha experiência quando produz itens. Quanto maior o nível e dificuldade da receita, maior a experiência que será ganha a quando a produção do respetivo item.
''Ok, mas qual é a piada de ficar só a andar pelo mapa a apanhar trigo ou à procura de duas ou três unidades de urtiga?'' - Um hipotético iniciante
A lógica de evoluir profissões é a mesma de evoluir a sua personagem, sendo que demora bem menos tempo a chegar a nível 200 de profissão do que de caráter. Conforme vai evoluindo de nível a sua profissão, melhores as receitas que vai desbloquear e melhores os recursos que vai poder apanhar, por exemplo, de nível 0 a 20 um fazendeiro só pode apanhar trigo, porém, após passar essa marca do nível 20, será capaz de coletar cevada, que é vendida a um preço superior à centena.
A vantagem associada às profissões reside no facto de haver um retorno sem qualquer tipo de despesa (para além do tempo gasto). Se já se encontra num nível relativamente alto e possui equipamentos fracos para o seu nível, tem duas possíveis opções básicas: proceder ao drop contínuo de recursos a partir de monstros ou à venda de recursos provenientes de profissões. É preciso ter paciência para evoluir uma profissão de coleta? É, sim. É frustrante haver poucos recursos pelo mapa e os que existirem serem bastante contestados? É, sim, porém, o lucro que vai obter vem em troco de nada para além do seu tempo.
''Tenho interesse em juntas uns kamas para montar um set para o meu caráter e não tenho paciência para matar dezenas de mobs continuamente. Que profissão deveria upar primeiro?'' - Outro hipotético iniciante
Respondendo sempre às leis da oferta versus procura, os recursos coletáveis serão sempre equilibrados no que toca ao seu valor em relação ao quão difícil é coletá-los pelo mapa. Para dar um exemplo, um fazendeiro certamente irá vender trigo (recurso coletável por um fazendeiro no nível 2) por um preço muito inferior ao que venderia cânhamo (recurso coletável por um fazendeiro no nível 140). Este conceito é transversal às diferentes profissões, ou seja, recursos coletados pelo mineiro (recursos para os quais normalmente existe mais competição) serão, no geral, mais caros que os recursos de fazendeiro.
A lógica de evoluir profissões é a mesma de evoluir a sua personagem, sendo que demora bem menos tempo a chegar a nível 200 de profissão do que de caráter. Conforme vai evoluindo de nível a sua profissão, melhores as receitas que vai desbloquear e melhores os recursos que vai poder apanhar, por exemplo, de nível 0 a 20 um fazendeiro só pode apanhar trigo, porém, após passar essa marca do nível 20, será capaz de coletar cevada, que é vendida a um preço superior à centena.
A vantagem associada às profissões reside no facto de haver um retorno sem qualquer tipo de despesa (para além do tempo gasto). Se já se encontra num nível relativamente alto e possui equipamentos fracos para o seu nível, tem duas possíveis opções básicas: proceder ao drop contínuo de recursos a partir de monstros ou à venda de recursos provenientes de profissões. É preciso ter paciência para evoluir uma profissão de coleta? É, sim. É frustrante haver poucos recursos pelo mapa e os que existirem serem bastante contestados? É, sim, porém, o lucro que vai obter vem em troco de nada para além do seu tempo.
''Tenho interesse em juntas uns kamas para montar um set para o meu caráter e não tenho paciência para matar dezenas de mobs continuamente. Que profissão deveria upar primeiro?'' - Outro hipotético iniciante
Respondendo sempre às leis da oferta versus procura, os recursos coletáveis serão sempre equilibrados no que toca ao seu valor em relação ao quão difícil é coletá-los pelo mapa. Para dar um exemplo, um fazendeiro certamente irá vender trigo (recurso coletável por um fazendeiro no nível 2) por um preço muito inferior ao que venderia cânhamo (recurso coletável por um fazendeiro no nível 140). Este conceito é transversal às diferentes profissões, ou seja, recursos coletados pelo mineiro (recursos para os quais normalmente existe mais competição) serão, no geral, mais caros que os recursos de fazendeiro.
Sendo assim, será da escolha do jogador qual a profissão prefere evoluir. No contexto do servidor que jogo Ilyazelle, excluindo para já a profissão de caçador, diria que a dificuldade de evoluir profissões será:
[Mais fácil] Fazendeiro - Pescador - Alquimista - Lenhador - Mineiro [Mais difícil]
No entanto, cada jogador deverá decidir qual o caminho que quererá tomar.
Sobra, no entanto, caçador...
''O que é esta profissão de caçador e onde se insere?'' - Mais um hipotético iniciante
A profissão de caçador é uma profissão de coleta.
Um caçador recolhe a carne de monstros que você mata com o seu caráter, carnes que podem depois ser preparadas e usadas como consumíveis. Esta profissão é, embora de colheita como as restantes, diferente no que toca à colheita do recurso quando comparando com fazendeiro. Um caçador, para recolher recurso, deverá lutar contra monstros usando uma arma que tenha como um dos atributos "Arma de caça". Ao contrário das restantes profissões, para as quais cada recurso no mapa tem um número determinado para a quantidade de colheita (por exemplo, num certo nível de pescador, apanhar uma unidade de gobião no mapa dará entre 2 a 7 gobiões), o caçador fará a colheita das carnes pelas mesmas leis dos drops comuns no jogo - uma determinada carne apenas será dropada por um limitado conjunto de monstros.
Assim, um conceito seria ir sempre evoluindo a profissão de caçador de forma a acompanhar o nível dos monstros que terá pela frente, enquanto vai focando em alguma destas profissões de colheita. Ter uma arma com o atributo de "Arma de caça" facilitará imenso, uma vez que assim irá fazer colheita de carnes de forma passiva.
É importante ressaltar que grande parte deste artigo gira à volta da minha experiência pessoal com o jogo e entendimento da economia do mesmo. Por experiência própria, apenas evoluí para nível 200 a profissão de fazendeiro, pescador e mineiro (por enquanto). No que toca a entender o funcionamento destas profissões a nível de lucros, basta aplicar a básica regra do 'Oferta versus Procura'.
É importante ressaltar que grande parte deste artigo gira à volta da minha experiência pessoal com o jogo e entendimento da economia do mesmo. Por experiência própria, apenas evoluí para nível 200 a profissão de fazendeiro, pescador e mineiro (por enquanto). No que toca a entender o funcionamento destas profissões a nível de lucros, basta aplicar a básica regra do 'Oferta versus Procura'.
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